quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sigur Rós




Sigur Rós é uma banda islandesa de post-rock que utiliza elementos de música clássica e minimalista e é conhecida por suas músicas calmas e emotivas, pela voz falsete do vocalista Jónsi e seu estilo de utilizar arco de violoncelo com a guitarra para extrair o som etéreo e profundo característico da banda. O nome, em islandês, significa “rosa da vitória”, e pronuncia-se “si ur rous”. O nome da banda é o nome da irmã de Jónsi, Sigurrós, que nasceu no mesmo dia em que a banda foi fundada. 

Em janeiro de 2010 a banda anunciou um hiatus indefinido para que os integrantes pudessem trabalhar em suas carreiras solo e passar mais tempo com suas famílias. Porém a banda já afirmou que recomeçaram o trabalho em um novo álbum ainda em 2010.

Em 1994, na cidade de Reykjavík, Islândia, três amigos juntam suas economias e gravam uma demo num estúdio deplorável. Depois entregam a fita a uma gravadora (Smekkleysa Records, só pra constar) que lança as músicas da demo numa compilação de novos talentos. Poderia ser a história de qualquer banda. É a história dos Sigur Rós.

Os três amigos (Jón Þór Birgisson, Georg Hólm e Ágúst Ævar Gunnarsson) aceitaram a inclusão de suas músicas na tal compilação como um incentivo, e imediatamente começaram a trabalhar num álbum de estreia, Von, que só viria a ser lançado três anos depois. Von fez sucesso (na Islândia) e ganhou uma re-edição de remixes.


Albuns para Download:


Von [1997]


Von brigði [1998]



Ágætis Byrjun [1999]


Rímur [2001]



( ) [2002]


Ba Ba Ti Ki Di Do [2004]



Takk... [2005]



Hvarf/Heim [2007]



Með suð í eyrum við spilum endalaust [2008]



We Play Endlessly [2009]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...