terça-feira, 16 de agosto de 2011

Soundgarden


Pedido de: Iago Köhnlein


A banda foi formada em 1984 por Chris Cornell na bateria e vocal e Hiro Yamamoto no baixo; posteriormente adicionada por Kim Thayil na guitarra. Pouco tempo depois Scott Sundquist assumiu o lugar na bateria, para que Cornell pudesse se dedicar exclusivamente aos vocais. A banda gravou duas músicas que apareceram em uma compilação da C/Z Records chamada Deep Six, que também incluia músicas das bandas Green River, Skin Yard e The Melvins.

Em 1986, Sundquist deixou a banda, sendo substituido por Matt Cameron que havia sido baterista do Skin Yard. Tendo assinado com a Sub Pop, a banda lançou os EP’s Screaming Life em 1987 e Fopp em 1988. 

Apesar da banda estar sendo processada por grandes selos, em 1988 assinaram com a SST Records para lançar seu primeiro álbum, Ultramega OK, que ganhou uma indicação para o prêmio Grammy. Em 1989 lançaram outro álbum Louder Than Love. Após esse álbum Yamamoto deixou à banda para voltar a faculdade. Ele foi brevemente substituído por Jason Everman, previamente do Nirvana, deixando a banda para que Ben Shepherd assumisse sua posição.

A nova formação lançou Badmotorfinger em 1991. Apesar de bem sucedido, as atenções do público estavam voltadas para o Nevermind do Nirvana. Ao mesmo tempo, o foco da atenção para bandas de Seattle trazido pelo Nevermind aumentou o reconhecimento para a banda, permitindo que Outshined e Rusty Cage tivessem audiência em rádios alternativas e na MTV. A banda fez turnê com o Guns N’ Roses para promover o álbum, e produziu o vídeoclipe Motorvision com cenas da estrada.

Albuns para Download:





Ultramega OK [1988]



Louder Than Love [1989]



Screaming Life/Fopp [1990]



Badmotorfinger [1991]



Superunknown [1994]



Down on the Upside [1996]



A-Sides [1997]



Telephantasm CD1 [2010]
Telephantasm CD2 [2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...