segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

The Black Crowes



Led Zeppelin dos anos 90. Somente por essa frase eu não precisaria dizer muita coisa, para comprovar que o The Black Crowes é uma excelente banda, digna de ser reverenciada, pois em plenos anos 2000, o conjunto apresenta tendências antigas, com um Blues Rock foda, misturado com muita psicodelia.
Até mesmo o estilo dos caras nos remete à decadas passadas. Na verdade o Black Crowes é um conjunto tipicamente dos anos 70, veio surgir nos 80. A banda surgiu mais precisamente em 1985, em Atlanta, Estados Unidos, por intermédio dos irmãos Chris eRich Robinson. O primeiro nome do conjunto foi Mr. Crowe’s Garden (nome do conto de fadas preferido dos Robinson), mas logo depois passou a se chamar The Black Crowes. Desde o início, Chris apresentava um visual glam inspirado em David Bowie, embora lembrasse bastante Mick Jagger em seu começo de carreira, mas com a voz deRod Stewart. Seu irmão, Rich Robinson, já lembra mas o estilo de Keith Richards, com a sensação rítmica suja de Ron Wood. Não é preciso dizer muito para chegar a conclusão de que o The Black Crowes lembre muito os Rolling Stones e o The Faces, bandas a que são constantemente associadas.
Completaram a formação da banda em seu início de carreira: Johnny Colt (baixo), Jeff Cease (guitarra) e Steve Gorman (bateria).
Com esse time partem para o estúdio para a gravação do primeiro disco: Shake Your Money Maker, que sai em 1990. O disco vendeu mais de quatro milhões de cópias, e chamou a atenção de todos, com alguns considerando um conjunto que pegou a máquina do tempo nos anos 70 e veio parar nos dias atuais. Sucessos como Twice As Hard, Jealous Again (tocada sem parar na MTV americana na época), Hard To Handle e a balada She Talks To Angels, garantiram ao The Black Crowes o título de banda revelação do ano pelos críticos americanos. Shake Your Money Maker apresentou uma mistura de Hard Rock com Blues e uma enorme pitada de Southern Rock. De tal forma que podemos visualizar uma mistura de Led Zeppelin, Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd.
A repercussão de Shake Your Money Maker foi tão grande, que um ano após o lançamento do primeiro álbum, o TBC já excursionava ao lado do ZZ Top. Algo que durou só até a metade da turnê, pois após criticarem severamente a indústria fonográfica e a comercialização do Rock, foram expulsos da turnê pelos patricinadores do evento.
Isso não abalou nenhum pouco o conjunto, que após tais declarações arrecadou um número maior de fãs, algo que se confirmou na bem sucedida turnê que se iniciou dois meses após a expulsão. Nessa mesma época, Chris Robinson acabou preso por agressão e pertubação da paz, por discutir com uma atendente numa loja de conveniência.
Após brigar na justiça, conseguiu responder o processo em liberdade sendo condenado a prestar serviços comunitários por seis meses.
Logo em seguida o conjunto excursionou pelo Reino Unido e depois tocou noMonsters Of Rock na Rússia, mesmo com Chirs enfrentando um problema de desnutrição.
Após uma turnê desgastante, Jeff Cease é substituído pelo guitarrista Marc Ford (Burning Tree).
Em 1992 é lançado o segundo álbum, chamado The Southern Harmony And Musical Companion. Geralmente, quando uma banda lança um grande álbum de estréia, não consegue manter o pique no trabalho seguinte, com o Crowes não foi assim. The Southern Harmony And Musical Companion é tão bom quanto seu antecessor, trazendo grandes sucessos como Remedy, Thorn In My Pride, Sometimes Salvation e a inspiradíssima versão de Time Will Tell de Bob Marley.
O álbum marca ainda um mergulho do Crowes no psicodelismo (algo muito acertado, diga-se de passagem) e que levou o disco ao topo da parada americana e ao segundo lugar da parada inglesa.
Ainda em 1992 a banda adicionou o tecladista Eddie Hersch ao grupo como um integrante permanente.
Em protesto pela comercialização do Rock, o TBC faz um show gratuito em fevereiro de1993 em Houston e, apesar do tumulto, tudo correu bem.

Amorica, o terceiro disco, sai em 1994 e tem como marca registrada a fusão das influências dos primeiros álbuns. Mais uma vez um disco do TBC obtem ótima vendagem, empurrado por canções como Gone, A Conspiracy, Wiser Time e P.25 London. O disco chamou a atenção também pela capa, que foi inclusive censurada em algumas regiões dos Estados Unidos.
Em julho de 1996 sai o quarto álbum da banda, Three Snakes And One Charm. Problemas de relacionamento pessoal e musical entre os irmãos Robinson quase decretam o fim. O disco é apenas regular, mas se salvam Blackberry, Good Friday eEvil Eye.
Em agosto de 1997, Marc Ford é despedido depois de cinco anos como guitarrista da banda. Poucos meses depois, o baixista Johnny Colt também sai, entrando em seu lugarSven Pipien, ex-Mary My Hope.
A banda retorna então para o estúdio, tentando evitar os erros cometidos em Three Snakes And One Charm e lançar um álbum que os remetesse devolta às origens. Assim, lançam o magnífico By Your Side em 1999, um de seus melhores álbuns.
A qualidade de todas as canções impressiona, assim como trabalho vocal de Chris Robinson. A saída de Mark Ford, que dividia as guitarras com Rich, a despeito dos descrentes, em nada alterou a qualidade das composições e das intervenções individuais das guitarras, que continuam mortais.
Esse disco marcou também a aproximação de Jimmy Page com a banda, o que fez muitos sonharem com uma parceria entre Crowes e Page.
Para suprir a ausência de um guitarrista, o conjunto contratra Audley Freed, ex-Cry Of Love para as apresentações ao vivo.
Logo em seguida uma bomba que caiu como um "zepelim de chumbo": Jimmy Page e o The Black Crowes fariam uma turnê juntos. Esse evento histórico serviu não só para consolidar o TBC como um principais expoentes do Rock difundido por Led Zeppelin, Lynyrd Skynyrd e Rolling Stones, mas também para matar a saudade do Led, pois é incrível como o Crowes reviveu clássicos sagrados com tamanha maestria.
Tal registro não poderia passar despercebido, e em 2000, sai Jimmy Page and the Black Crowes Live at the Greek, que traz clássicos como Custard Pie, Heartbreaker, Whole Lotta Love, Your Time Is Gonna Come, The Lemon Song eCelebration Day.
Em 2001 lançam Lions, trabalho que vem arraigado com a eterna mistura apaixonada da banda: Rock, Blues, Soul Music e por vezes um tira gosto com o Reggae. Os destaques ficam para Miracle To Me, Losing My Mind, Soul Singine e Cosmic Friend.
Em 2002, o conjunto decreta a paralisação de seus atividades por tempo indeterminado. Mutos acharam que era o fim do conjunto, até que em 2005 retornaram realizando shows em pequenos bares sob a alcunha de Mr.Crowe’s Garden, que era o nome da banda antes do estrelato, e foi o codinome do grupo para despistar a grande imprensa.
Com exceção do baterista Steve Gorman, que anda parado com a música, os Black Crowes voltaram com Chris Robinson (vocal), Rich Robinson (guitarra e voz), Sven Pipien (baixo), Ed Harsch (teclado), Bill Dobrow (bateria), além do grande guitarrista Marc Ford.

Warpaint, lançado em 2008, levou os irmãos Robinson devolta ao estúdio após sete anos. E a paralisação parece ter feito bem ao conjunto, pois lançaram um álbum que facilmente pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor já lançado pela banda. Warpaint tem excelentes baladas como Oh Josephine e Locust Street e também a melhor mistura do Blues com o Hard Rock, apresentada em Goodbye Daughters Of The Revolution. O lado Southern Rock é apresentado em Walk Believer Walk e Whoa Mule. Enfim, toda essa fusão faz com que o TBC continue sendo a expressão de tudo aquilo que gostamos no bom e velho Rock N' Roll. O disco apresentou ainda dois novos membros do conjunto: o guitarrista Luther Dickinson e o tecladista Adam MacDougall.
No ano seguinte, para agraciar ainda mais os fãs que curtiram Warpaint (eu por exemplo), o conjunto lançou o disco ao vivo, com direito ao disco bonus com algumas músicas raras.
Ainda em 2009, sai o duplo Before The Frost... Until The Freeze, outro trabalho fantástico e que comprova que os anos podem se passar, mas o bom e melhor Rock N' Roll continua vivo!
Em 2010, o TBC anunciou que após o encerramento da turnê que farão pelos Estados Unidos irão dar um tempo no conjunto, assim como fizeram em 2002. Mais uma vez não há data para o retorno.
Para dizer uma espécie de adeus, ainda que temporário, o conjunto lançou mais um duplo ao vivo: Croweology, mais um disco ótimo e que fecha com chave de ouro essa face do TBC, que esperamos não seja a última.


Albuns para Download:


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...