quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Crass



Crass foi uma banda anarco-punk inglesa formada em 1977 que promoveu o anarquismo como uma ideologia política, maneira de viver e como um movimento de resistência. Crass popularizou o movimento anarco-punk seminal do movimento punk, defendeu a ação direta, os direitos dos animais e o ambientalismo. A banda utilizou e defendeu uma abordagem "DIY" (faça-você-mesmo), produziu colagens de som, gráficos, discos e filmes por conta própria sem apoio de outras gravadoras. Crass também criticaram e tentaram subverter a cultura dominante, com o promovimento do feminismo, anti-racismo, anti-guerra e anti-globalização.
Praticaram sua filosofia de "ação direta" em grafitagens feitas com tinta de spray em torno do sistema de metrô de Londres e em cartazes de publicidade, coordenando squats e organizando a ação política. A banda também expressou seus ideais vestindo-se de preto, o excesso de roupas de estilo militar e a utilização de um "backdrop" que amalgamou vários "ícones da autoridade" (incluindo a cruz cristã, a suástica e a bandeira da União) e um Ouroboros.
A banda foi crítica do movimento punk em si, bem como a cultura mais ampla da juventude em geral. Crass promoveu o tipo de anarco-pacifismo que se tornou mais comum na cena da música punk . Eles também são considerados parte do gênero art punk, devido ao seu uso de colagens de fita, gráficos, lançamentos de palavras faladas, a poesia e a improvisação.
Eles influenciaram o movimento anarquista no Reino Unido, Estados Unidos e vários outros países ao redor do mundo. Com o crescimento do anarco-punk veio novas gerações de pessoas que se interessaram por idéias anarquistas. A filosofia e a estética do Crass influênciou inúmeras bandas punks da década de 80, mesmo que poucas dessas bandas os imitavam pois cada uma tinha sua sonoridade própria (como em Yes Sir, I Will e sua última gravação, 10 Notes on a Summer's Day ).
A banda já declarou que seus antecedentes e influências musicais raramente foram extraídas do rock, mas sim da música clássica (em particular, Benjamin Britten, em cuja obra, afirma Rimbaud, alguns riffs do Crass é baseado diretamente, Dada e avant-garde, como John Cage, bem como as performance da tradição da arte.
Sua pintura artistica das capas dos discos produzidas por Gee Vaucher em preto e branco se tornou um modelo de assinatura estética e pode ser vista como uma influência sobre os artistas posteriores, como Banksy (Banksy e Vaucher, ultimamente tinha colaborado) e o movimento subvertising. Em 2007, Jeffrey Lewis que é um cantor e compositor de anti-folk e autor de quadrinhos lançou 12 músicas da banda em uma coleção de versões covers.

Albuns para Download:


             


              


                 
Penis Envy [1981]


                    


                   


                  
Acts Of Love [1985]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...